MULTIMAR

LIVROS E PUBLICAÇÕES NÁUTICAS


NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA – MANUAL DE NAVEGAÇÃO POR MEIO DO SOL NA PASSAGEM MERIDIANA

Autor: José Américo Ferreira

Este livro é especial para quem pretende fazer aprova de Capitão Amador. Apresenta uma abordagem prática e bem didática da matéria. As ilustrações e acesso guiado às tabelas na resolução dos exemplos e exercícios ajudam o leitor a compreender melhor o tema.

Mesmo aos navegantes já habilitados como Capitão, também é importante terem este livro a bordo para futuras consultas, por ser um manual
que apresenta métodos práticos na determinação da posição do barco pela Passagem Meridiana do Sol.

A Navegação Astronômica por meio do Sol na Passagem Meridiana é um método natural e simples do navegante obter uma posição quando realizando navegação oceânica.
Caso perca a energia elétrica de bordo ou seu GPS tenha alguma pane e deixe de funcionar, só a Navegação Astronômica poderá solucionar essa necessidade de localização no mar.
É fundamental para todo navegante conhecer essa técnica como recurso alternativo de navegação e, portanto, ter este livro a bordo, como guia.

Adquira o seu livro pela Escola Náutica Sampaio – clique aqui

Adquira o seu livro pela Escola Náutica Sampaio – clique aqui


CAPITÃO AMADOR – Navegação Segura em Cruzeiros de Alto Mar

QUINTA EDIÇÃO

Autor: Jaime Rogério da Costa Felipe

Este livro tem como propósito preparar os pretendentes ao grau de Capitão Amador e, principalmente, contribuir com uma pequena parcela para que seus cruzeiros marítimos em mar aberto, além de prazerosos, se realizem com segurança. A publicação concentra, em um só volume, toda a matéria para o exame de Capitão Amador.

Adquira o seu – clique aqui


Autor: MIGUENS, Altineu Pires

São três volumes que podem ser baixados gratuitamente em pdf. Clique nos links abaixo:


CATÁLOGO DE CARTAS E PUBLICAÇÕES

Autor: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN)

O Catálogo de Cartas e Publicações apresenta todas as cartas náuticas, publicações e impressos em geral editados pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).
O Catálogo de Cartas e Publicações está dividido em três partes:

Parte 1 – contém a relação de todas as cartas publicadas pela DHN com a informação dos índices do Catálogo em que estão representadas.

Parte 2 – apresentam os 20 índices em que as cartas são distribuídas. Cada índice contém uma relação detalhada das cartas do trecho representado, com seu número, sua escala, ano da 1ª edição e ano da última edição.

Parte 3 – relaciona todas as publicações e impressos editados pela DHN, de interesse exclusivo para a navegação com a informação do número, título e o ano de sua edição.
As cartas eletrônicas da costa brasileira editadas pelo Centro de Hidrografia da Marinha(CHM) sob delegação da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) estão disponíveis para aquisição junto ao Centro Internacional de Cartas Náuticas Eletrônicas – IC-ENC (www.ic-enc.org) ou Primar (www.primar.no).
As cartas e publicações náuticas, constantes deste Catálogo, poderão ser adquiridas no Posto de Vendas da EMGEPRON ou na página de comércio eletrônico: “http://www.cartasnauticasbrasil.com.br”.


ROTEIROS

Autor: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN)

O Roteiro tem como propósito complementar as cartas náuticas brasileiras -nunca descrevê-las – dando aos navegantes subsídios que lhes permitam melhor avaliar as informações das cartas, ao navegar ao longo da costa ou dos canais e nas aterragens, assim como conhecer os regulamentos, recursos e facilidades dos portos e terminais. Os Roteiros de dividem em três partes: Costa Norte, Costa Leste e Costa Oeste.

Publicações disponíveis para aquisição apenas na EMGEPRON .

COSTA NORTE
DA BAÍA DO OIAPOQUE AO
CABO CALCANHAR
RIOS AMAZONAS, JARI E
TROMBETAS
RIO PARÁ.
12ª edição, 2020-2024

COSTA LESTE
DO CABO CALCANHAR AO
CABO FRIO
ILHAS OCEÂNICAS
13ª edição, 2017-2021

COSTA SUL
DO CABO FRIO AO ARROIO
CHUÍ
LAGOAS DOS PATOS E MIRIM
14ª edição, 2021-2025


RIPEAM – Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar

Autor: Diretoria de Portos e Costas (DPC)

Esta publicação tem grande importância para a segurança da navegação. A finalidade deste regulamento é estabelecer regras para condução de embarcações e informar através de sinais sonoros e marcas, as nossas intenções de manobra. O RIPEAM compõe-se de 38 regras, 4 anexos e incorpora as emendas de 1981, 1987, 1989, 1993 e 2001.

RIPEAM pode ser baixado em formato pdf pelo link: RIPEAM


LISTA DE FARÓIS

Autor: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN)

A Lista de Faróis contém todas as informações sobre faróis, aero faróis, barcas-faróis, faroletes, boias luminosas e luzes particulares ou de obstáculos aéreos que interessam aos navegantes, existentes na costa, nos rios, nas lagoas e nas ilhas do Brasil, assim como nas costas e ilhas dos países estrangeiros que possuam suas terras representadas nas cartas náuticas brasileiras.

A Lista de Faróis pode ser baixada em formato pdf pelo link: Lista de Faróis


TÁBUA DAS MARÉS

Autor: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN)

A tábua de marés é distribuída anualmente, antes da entrada do ano, e contém as horas e as alturas das marés para cada dia do ano, nos principais portos brasileiros. Contém, também, uma tábua de diferença de marés, por meio da qual podemos obter as marés dos portos intermediários.

Link para acessar as Tábuas das Marés dos diversos portos: Tábuas das Marés


LISTA DE AUXÍLIOS-RÁDIO

Autor: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN)

Esta publicação tem por finalidade reunir em uma única publicação as informações de maior relevância sobre os auxílios radioelétricos à
navegação marítima existentes na costa do Brasil e sobre serviços-rádio (incluindo transmissões via satélite) úteis ao navegante que estiver no oceano
Atlântico Sul.
Cada capítulo trata de um tipo de serviço. Inicialmente são dadas informações gerais sobre o assunto, em alguns casos com definições e princípios de funcionamento julgados úteis para seu melhor entendimento; depois são relacionadas, com suas características, as estações-rádio localizadas no Brasil e algumas de outros países, que prestam aquele tipo de auxílio.

A Lista de Auxílios-Rádio pode ser baixada em formato pdf pelo link: Lista de Auxílios Rádio.


CARTA 12.000 – Símbolos e Abreviaturas

Autor: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN)

Esta publicação não é propriamente uma carta e sim uma publicação contendo todos os símbolos e abreviaturas usadas nas cartas náuticas nacionais e internacionais, produzidas pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

A Carta 12.000 pode ser baixada em pdf acessando o link: Carta 12.000


AVISOS AOS NAVEGANTES

Autor: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN)

Os “Avisos aos Navegantes” são publicações periódicas, editadas sob a forma de folhetos, com o propósito principal de fornecer aos navegantes e usuários em geral, informações destinadas à atualização de cartas e publicações náuticas brasileiras. Regularmente, são publicados três “Avisos aos Navegantes”:

  • Área Marítima e Hidrovias em Geral (publicações DH21 com periodicidade quinzenal):
  • Área Hidrovia Paraguai-Paraná (publicações DH22 com periodicidade mensal); e
  • Área Hidrovia Tietê-Paraná (publicações DH23 com periodicidade trimestral);

As correções às cartas náuticas são consubstanciadas por meio de Avisos Temporários (T), Avisos Preliminares (P) e Avisos Permanentes, apresentados na Seção III. Quando necessário, a alguns Avisos Permanentes, são associadas reproduções de trechos, notas e quadros (conhecidos como “bacalhaus”) encartadas nos próprios Avisos aos Navegantes, na seção VIII

As correções às publicações náuticas são apresentadas na Seção IV e, se preciso, por meio de “Folhas de Correções” encartadas no final dos Avisos aos Navegantes. Para maiores detalhes, recomenda-se a leitura atenta da Seção I (Informações Gerais) dos Avisos aos Navegantes

Acesse as publicações pelo link: Avisos aos Navegantes.