Historicamente, a costa catarinense, em especial a Ilha de Santa Catarina, se tornou um atrativo estratégico não somente para nós brasileiros, como também para as potências estrangeiras da época.
O surgimento dos portos em Santa Catarina tem a ver com a demarcação, a ocupação e o povoamento do território
Naqueles longínquos tempos em que o transporte marítimo era o único existente para vencer grandes distâncias, a cidade de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, por ter o único porto seguro entre a Corte, no Rio de Janeiro, e Buenos Aires no Rio da Prata, tornou-se de grande importância para a manutenção do comércio no Sul.
A Empresa Nacional de Navegação Hoepcke tinha o Porto de Florianópolis como sua base principal. Além dos trapiches e armazéns, o Porto também possuía um estaleiro denominado Arataca, para reparo e manutenção de sua frota de embarcações.
A navegação ao longo de 70 quilômetros a montante da foz do Rio Itajaí deu condições da ocupação do Vale do Itajaí e em 1850 foi fundada a cidade de Blumenau.
Joinville foi oficialmente fundada em 9 de março de 1851, dia da chegada da barca Colon, vinda de Hamburgo (Alemanha), após três meses de travessia pelo Atlântico com o primeiro grupo de imigrantes alemães.
A navegação ao longo de 70 quilômetros a montante da foz do Rio Itajaí deu condições da ocupação do Vale do Itajaí e em 1850 foi fundada a cidade de Blumenau
Muitas personalidades catarinenses que serviram à Marinha receberam justas homenagens nas principais cidades do estado.